Geral

Deixar carro na garagem melhora bem-estar, diz estudo

- Claudia Bittencourt



Pesquisa das universidades britânicas de East Anglia (UEA) e York, divulgada nesta semana, aponta que caminhar, pedalar ou andar de ônibus é melhor para o bem-estar do que dirigir.

O estudo observou 18 mil pessoas durante uma década. A conclusão dos especialistas é que deixar o carro na garagem pode ter um impacto profundo na qualidade de vida das pessoas.

Além dos óbvios efeitos na saúde, o estudo destaca os efeitos psicológicos da troca de meio de transporte. Os cientistas da Escola Médica da UEA e do Centro para Economia Sanitária da Universidade de York monitoraram níveis de inutilidade, infelicidade, insônia e incapacidade de resolver problemas dos participantes. Também foram considerados outros fatores como renda, filhos, mudanças de casa ou trabalho ou relacionamentos.

No grupo de 18 mil, 73% usava carros para ir ao trabalho, 13% caminhava e 3% pedalava. Cerca de 11% adotava o transporte público. Aqueles que tinham viagens mais ativas apresentaram níveis de bem-estar maiores do que os que dirigiam ou tomavam condução.

Ao analisar os níveis de bem-estar de um pequeno grupo que trocou o carro ou o ônibus por bicicleta ou caminhada, os pesquisadores descobriram que o grupo ficou mais contente.

Foto: Sergio Velho Junior - Ascom SE/UNA-SUS

"A nossa pesquisa mostra que quanto mais tempo as pessoas passam dentro de carros, pior para o bem-estar psicológico. Correspondentemente, elas se sentem melhor quando fazem uma caminhada mais longa para o trabalho", afirmou o coordenador da pesquisa, Adam Martin, da UEA.

Foi o que aconteceu com as colaboradoras da UNA-SUS, Olga Rodrigues e Gianni Larocca. Elas moram em bairros próximos e decidiram que iriam começar a ir de bicicleta para o trabalho. Por vezes fazem companhia uma a outra no trajeto de cerca de 10 quilômetros.

A distância vira um passeio. Para Larocca, um dos maiores benefícios de deixar o carro em casa é respirar o ar puro e olhar a paisagem de Brasília.  “No trânsito você precisa se concentrar, não dá para contemplar a vista”.

Olga Rodrigues e Gianni Larocca a caminho do trabalho - de bike!

Rodrigues afirma que, se for de ônibus, demora mais de uma hora no trânsito e, pedalando, leva apenas 40 minutos. “Além de economizar tempo, já faço a atividade física do dia e isso me ajuda em tudo: a dormir melhor, ser feliz e não engordar”.

Martin disse ainda ter ficado surpreso com o fato de que as pessoas que trocaram carro por condução também se sentirem melhor. "Você poderia pensar que problemas no transporte público ou multidões causam bastante estresse. Mas ônibus e trens também proporcionam oportunidades de conversa, leitura e normalmente as pessoas caminham para o ponto de ônibus ou estação de trem", afirmou Martin. "Parece que isso alegra as pessoas."

Estudos anteriores já tinham apontado os benefícios de não andar de carro para quem quer controlar o peso. Homens que vão trabalhar de ônibus ou trem têm, em média, cerca de três quilos a menos que os que dirigem.

Para marcar o Dia Mundial sem Carro, nesta segunda-feira (22), o programa Conexão Senado, da Rádio Senado, fará uma edição especial, totalmente voltada à mobilidade urbana. Jornalistas da emissora deixarão seus carros em casa e virão para o trabalho de ônibus, metrô e bicicleta. Ao longo do programa, entre 7h50 e 9h da manhã, os repórteres entrarão ao vivo, dando boletins sobre o trajeto. Também serão apresentadas entrevistas e reportagens especiais relacionadas à mobilidade urbana e às alternativas para substituir o automóvel como meio de transporte.

 

Confira as programações do final de semana para se exercitar em Brasília

2º Passeio Ciclístico da Primavera Tempo de Plantar

Data: 21 de setembro, domingo

Concentração: às 8h30

Passeio: às 9h

Local: Eixão do Lazer, na altura da 102 Sul

Percurso: 10km (largada na altura da 102 Sul, com retorno na 116 Sul e volta à 102 Sul)

 

2ª Caminhada pela Saúde (promovida pela OPAS)

Data: 20 de setembro

Concentração e entrega de camisetas do evento e de um lanche balanceado para os participantes: Estacionamento 10 do Parque da Cidade

Horário: 09h – Alongamento / 09:15 – Saída para a caminhada, com acompanhamento de preparadores físicos

 

Fonte: BBC Brasil e Senado Federal, editada pela UNA-SUS