Geral

Defesas de Trabalho de Conclusão

- Ascom SE/UNA-SUS



Acontece, nos dias 20 e 21 de agosto 2015, em Pelotas, a Sessão Acadêmica Pública de Defesas de Trabalho de Conclusão (TCC) do Curso de Especialização em Saúde da Família (EaD), ofertado pelo Departamento de Medicina Social (DMS) da Universidade Federal de Pelotas, participante da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), UNA-SUS/UFPel. 

Nesta oportunidade, estão sendo apresentados os Trabalho de Conclusão dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil que tratam de intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde estão alocados. Em Pelotas, serão apresentadas 127 defesas. No total desta etapa de defesas de agosto, incluindo outras 36 que ocorrerão em Rio Branco-AC, 36 em Manaus-AM, 35 em Boa Vista-RR e 41 em Macapá-AP, serão defendidos 275 trabalhos.

No âmbito dos programas de provimento do Ministério da Saúde, a UNA-SUS/UFPel é responsável pela formação de profissionais da saúde em 7 estados do Brasil. Desde a primeira turma, além de Pelotas, 3 Sessões de defesas já foram realizadas em Teresina-PI, 3 em Natal-RN e 2 em Manaus-AM. Em agosto, a equipe do Departamento de Medicina Social da UFPel estará dando suporte pela primeira vez, e transmitindo ao vivo, via internet, às sessões de defesas nos estados do Acre, Roraima e Amapá.

O Curso ESF-EaD da UFPel habilita os especializandos a realizar uma análise sistematizada da situação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), planejar, implementar e avaliar intervenções voltadas para a ampliação da cobertura e da qualidade dos serviços prestados à população. O resultado deste esforço é apresentado nas Defesas públicas de TCC. Somando as Defesas de agosto, a Especialização da UFPel já terá certificado 1564 profissionais da saúde em Saúde da Família.

Todas as defesas de TCC  serão transmitidas ao vivo, via internet. As informações sobre horários, bancas e endereços das salas de webconferência estão disponíveis no site do curso: http://unasus.ufpel.edu.br/.