Geral

Coordenadores de instituições supervisoras do PROVAB participam de oficina nacional na UNA-SUS

- Claudia Bittencourt



A Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS) sediou a Oficina Nacional de Coordenadores de Instituições Supervisoras do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB). O evento foi realizado em Brasília, nos dias 10 e 11 de março. O objetivo é avaliar as ações realizadas em 2014 e realizar uma projeção para 2015. Após a oficina, as universidades prepararão o plano de trabalho para esse ano.

A abertura do evento contou com a participação do secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos; do coordenador geral de expansão e gestão da educação em saúde do Ministério da Educação (MEC), Otoniel Miranda; do coordenador nacional do PROVAB, Jerzey Timoteo e do secretário substituto da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Felipe Proenço.

Foto: Sérgio Velho

Francisco Campos ressaltou o compromisso da UNA-SUS com o programa, que inclui ações de supervisão e oferta da especialização. “Estamos muito contentes e cumprimos nosso dever, não só por orquestrar a Rede UNA-SUS, mas também por outras ações”. O secretário reforçou que o PROVAB vai além do atendimento em áreas remotas mas também inclui a reforma dos currículos nas universidades e preparação dos residentes. “Juntamos esforços para produção e oferta da especialização e cumprimos com finalidade do Programa, que é contribuir para a melhoria do atendimento à população”, disse. “Com o PROVAB, a Atenção Básica se tornou foco de muitos profissionais que se formaram no Brasil”.

O coordenador geral de expansão e gestão da educação em saúde do MEC corroborou. “A integração entre o Mais Médicos e o PROVAB só tem a acrescentar no atendimento à população, educação dos profissionais e fortalecimento do SUS”.

De acordo com o coordenador nacional do Programa, a média de aprovados se manteve nos anos de 2013 e 2014. Além disso, as ações de supervisão têm sido aprimoradas.

Foto: Sérgio Velho

Para Felipe Proenço, o fato de ter sido implementado um plano conjunto com a UNA-SUS e a respectiva de Rede de instituições de educação superior foi fundamental para o desenvolvimento do PROVAB. “Estamos unindo esforços para garantir o êxito do programa". Para ele, a integração entre o Mais Médicos e PROVAB garante a expansão e amadurecimento de ambas iniciativas.

O secretário substituto destacou desafios, como centralizar a Atenção Básica no processo de informação; o acompanhamento da comunidade, possibilitando a criação de vínculos; estrutura e oferta de insumos. Para Proenço, é o momento de iniciar uma nova etapa. Ele destacou que um dos objetivos do Mais Médicos é a ampliação das residências na área de Medicina de Família e Comunidade, um dos temas de destaque da oficina.

Foto: Sérgio Velho

Após a abertura, Proenço explanou sobre política de provisão de profissionais de saúde. Nas discussões vespertinas, os coordenadores assistiram às apresentações da coordenadora técnica do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde (DEPREPS/SGTES/MS), Vânia Fernandes e da gerente de projetos do DEPRESS, Erika Siqueira, sobre o panorama do PROVAB 2014 e um balanço parcial de 2015.

No segundo dia de oficina, o coordenador de Monitoramento e Avaliação da SE/UNA-SUS, Alysson Lemos explanou sobre o Web-portfólio, ambiente de interação que reúne atividades desenvolvidas por todos os participantes do Programa. A ferramenta permite o envio de relatórios de supervisão, avaliação, projetos de intervenção e planos de trabalho, além de publicações de notícias e avisos.

Foto: Sérgio Velho

Na ocasião, Lemos abordou novas utilidades para a ferramenta “pretendemos desenvolver funcionalidades pedagógicas que aproximem o médico e o supervisor”.

Para finalizar a oficina, Erika Siqueira abordou todas as pactuações e compromissos firmados durante o evento.

Fonte: SE/UNA-SUS