Geral

Consultora da UNA-SUS apresenta tese de doutorado

- Ascom SE/UNA-SUS



Nessa sexta-feira, 4 de dezembro, a consultora da Secretaria Executiva da UNA-SUS (SE/UNA-SUS), Lina Barreto, defenderá sua tese de doutorado. A apresentação acontecerá às 9h, na Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e será transmitida via web por meio do link http://iptv.usp.br/portal/transmissao/defesalina

Realizada a partir da experiência da UNA-SUS, a pesquisa apresenta um modelo de taxonomia baseada nas competências profissionais de cirurgiões-dentistas que atuam na estratégia da saúde da família. O modelo poderá ser usado como referencial de planejamento e elaboração dos cursos por professores e profissionais de educação em geral, no âmbito de Instituições de Ensino Superior (IES).

Apesar da pesquisa ter sido realizada com o recorte em odontologia, o modelo poderá ser aplicado para o desenvolvimento de taxonomias que contemplem as competências de outros profissionais, entre os quais os enfermeiros e os médicos.

Segundo Barreto, a questão central da pesquisa é a possibilidade de potencializar a integração entre o estado da arte dos conhecimentos desenvolvidos no mundo acadêmico com as necessidades de aprendizagem dos profissionais de saúde. “O resultado que se espera da pesquisa é uma taxonomia relacionando as competências profissionais dos cirurgiões dentistas com a taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom”, explica.

Orientada pela professora doutora associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), Ana Estela Haddad e coorientada pela colaboradora da SE/UNA-SUS e professora, Fernanda Monteiro, a banca examinadora conta ainda com o secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Eduardo de Campos.