Geral

Conheça o Relatório de Gestão dos últimos cinco anos da UNA-SUS

- Ascom SE/UNA-SUS



A Secretaria Executiva do Sistema UNA-SUS disponibilizou, nessa segunda-feira (16), seu Relatório de Gestão. O documento reúne informações históricas sobre a UNA-SUS, desde os antecedentes de sua criação até os dias atuais.

Acesse o relatório aqui.

A publicação do Decreto 7.385 que institui a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) completou cinco anos no dia 8 de dezembro de 2015. A ideia de criação do Sistema nasceu com a expansão do Programa Saúde da Família, em 2003. Naquele momento, ficou clara a necessidade de iniciativas de capacitação permanente para os profissionais, que permitisse a atualização de seus conhecimentos para o melhor atendimento à população do SUS. Para aumentar a capilaridade, escolheu-se a modalidade de ensino à distância. Dessa forma, o Sistema passa a tomar escopo em 2008.

A história completa da iniciativa e seus avanços nesses cinco anos estão no documento, que também traz informações numéricas – coletadas até dezembro de 2015 – que mostram o grande alcance da UNA-SUS no Brasil.

“A UNA-SUS vem ajudando a tornar disponível em todos os lugares, a todos os trabalhadores, a capacitação que os faça partícipes da construção de um país menos desigual. Pretendemos ampliar e aprimorar este esforço em prol de um sistema mais justo e uma saúde de melhor qualidade”, descreve o secretário executivo, Francisco Campos.

Fonte: SE/UNA-SUS, por Claudia Bittencourt