Geral

Conheça o Portal Saúde Baseada em Evidências

- Ascom SE/UNA-SUS



Os profissionais de saúde contam com um grande aliado: o Portal Saúde Baseada em Evidências. Ferramenta de educação permanente totalmente gratuita, o portal é uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Com foco principal na atenção básica, o Saúde Baseada em Evidências reúne diversas bases de dados que funcionam como uma consulta a uma segunda opinião para contribuir no trabalho dos profissionais de saúde. O cadastro é rápido. Basta acessar o site periodicos.saude.gov.br e preencher formulário com dados pessoais e o número do registro profissional.

O Portal é uma ferramenta de referência clínica baseada em evidências que democratiza as condições de acesso dos trabalhadores em saúde, nas suas diversas áreas de atuação, a conteúdos cientificamente fundamentados na perspectiva de melhor atender à população. “O Portal é mais uma ferramenta, como Telessaúde, UNA-SUS e cursos de pós-graduação, colocada à disposição dos profissionais do SUS para que eles continuem se aperfeiçoando e se reciclando. Assim, o profissional, em especial da atenção primária, pode utilizar o portal Saúde Baseada em Evidências para se atualizar nas mais diversas áreas sem precisar se deslocar”, afirma o Coordenador-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde, Aldiney José Doreto.

Médicos, enfermeiros e demais profissionais ligados à área da saúde costumam comprar bases de dados para auxiliar no seu trabalho. “O que o Ministério da Saúde fez foi comprar várias bases de dados na área da saúde e disponibilizar gratuitamente aos profissionais”, afirma Anna Carolina Alencar, consultora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério.

Com conteúdos disponíveis em português, inglês e espanhol nas 14 áreas de saúde, a busca no portal pode ser feira por bases individuais ou dentro de áreas específicas, como diagnósticos, tratamentos, prevenção, interações medicamentosas, fatores de risco, guias de cuidado, entre outros. Além disso, o Saúde Baseada em Evidências oferece treinamentos online disponibilizados pelas próprias editoras.

De acordo com o Coordenador-Geral, o Portal traz as mais recentes produções científicas em saúde de forma rápida e organizada, apresentando aos profissionais um compilado de informações já processadas. “Com o Portal, o médico, enfermeiro, fisioterapeuta não precisa ler tudo o que foi produzido na área. Essa ferramenta já apresenta os melhores resultados para a condução do caso, com o que há de mais moderno, aceito e preconizado em todo o mundo”, destaca Doreto. Para o paciente, isso significa um atendimento melhor, mais atualizado, seguro e eficaz.

O Portal – As melhores evidências científicas estão disponíveis em 13 bases de dados, sendo elas: Access Emergency Medicine, Access Medicine, Accesses Phisioterapy, Atheneu, Best Practice, BMJ Learning, BVS Atenção Primária, DynaMed (EBSCO), Micromedex 2.0, ProQuest Hospital Collection (Family Health, Health Management Information, Nursing & Allied Health Source information, Psychology Journals), Revealed Anatomy Phisiology, Rebrats.

Como o objetivo da plataforma é a utilização no ambiente de trabalho, algumas bases do Portal, como BMJ Best Practice e o DynaMed, estão disponível para acesso móvel através de smartphones e tablets. Nesse formato os conteúdos podem ser acessados tanto online quanto offline.

Fonte: Blog da Saúde