Geral

Conheça o passo a passo da doação de sangue

- Ascom SE/UNA-SUS



Doar sangue é um ato que ajuda muitas pessoas. Necessitam de sangue pessoas que passam por cirurgias, fazem quimioterapia entre vários outros tratamentos. Como ele não pode ser produzido artificialmente é necessário voluntários para manter os estoques cheios.

Há critérios que permitem ou impedem uma doação. Eles são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue. Saiba os impedimentos da doação na matéria do Blog da Saúde.

Para quem está apto para doar, o Blog da Saúde esclarece os passos no momento da doação.

Antes de ir doar sangue:

·         Consuma alimentos leves, não é possível doar em jejum

·         Evitar alimentos gordurosos no dia da doação

·         Hidrate-se

Etapas da doação

Recepção e cadastro:

Ao chegar ao local é feito primeiramente um cadastro com dados pessoais e gerais. Lembre-se sempre de levar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte).

Triagem clínica

Após o cadastro ocorre a triagem clínica. Uma entrevista que avalia as condições de saúde da pessoa que vai doar e os riscos para a pessoa que vai receber. Na triagem clínica, são feitas perguntas a respeito do estado de saúde do candidato à doação de sangue. A triagem clínica é utilizada, pois existem questões que podem ser identificadas na entrevista clínica e não podem ser detectadas por testes laboratoriais.

Coleta

A coleta do sangue dura em torno de 15 minutos. Ela é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando.

Depois de doar sangue

Faça um pequeno lanche e hidrate-se. É importante para o doador continuar se sentindo bem durante o dia.

É importante também evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, não fumar por cerca de 2 horas, evitar bebidas alcóolicas por 12 horas e não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho.

Lembre-se

Mulheres podem doar sangue a cada intervalo de 90 dias, podendo fazer até 3 doações por ano. Homens podem fazer até 4 doações por ano, aguardando 60 dias de intervalo.

 

Fonte: Blog da Saúde