Geral

Conheça o curso de Gestão Local de Desastres Naturais para a Atenção Básica

- Ascom SE/UNA-SUS



Profissionais de nível médio e superior, interessados em ampliar os seus conhecimentos na Gestão Local de Desastres Naturais para a Atenção Básica, já podem se inscrever neste curso oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), integrante da Rede UNA-SUS. 

Baseada na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a capacitação foi pensada para que profissionais de saúde possam gerir as ações locais referentes à Atenção Básica, em todas as etapas da gestão de risco de desastres naturais. As inscrições podem ser feitas até dezembro de 2017, pelo link.

Segundo o coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde da ENSP/Fiocruz, e conteudista do curso, Carlos Machado de Freitas, ​dados recentes sobre desastres naturais, no Brasil e no mundo, apontam para a tendência de aumento no número de eventos e também em sua intensidade.

“Embora os desastres chamem a atenção quando resultam em grande número de óbitos ou destruição, temos anualmente milhares de eventos que não resultam neste impacto visível e não chamam a atenção da imprensa, mas que resultam em impactos sobre a saúde das comunidades afetadas”, esclarece Freitas.

O conteudista explica que, em todos os casos, sejam agudos (deslizamentos ou inundações bruscas) ou aqueles que duram de meses (inundações graduais no Norte do país) a anos (seca no Nordeste do país), a Atenção Básica será demandada, de modo direto ou indireto.

“Esse curso tem como objetivo ajudar o profissional a pensar um evento que não é cotidiano, que não faz parte da rotina, mas não é incomum. Assim, a Atenção Básica pode se preparar antecipadamente para estes desastres, tanto no que se refere aos cuidados à saúde, como também a prevenção de doenças”, conclui Freitas.

Com carga horária de 60h, a capacitação aborda desde os aspectos mais básicos de gestão do risco até recortes específicos como a relação saúde-trabalho, atenção psicossocial e saúde mental em situação de desastres no âmbito da Atenção Básica.

Política Nacional de Atenção Básica

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) tem características essenciais na gestão de risco e de desastres, como a responsabilidade de atuação em territórios e populações adscritos, conhecendo os problemas e necessidades de saúde onde os desastres ocorrem.

Serviço

 Inscrições: as inscrições podem ser feitas até dezembro de 2017, pelo link.

 Carga horária: 60h

 Público-alvo: profissionais de saúde – Níveis Médio e Superior