Geral

Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador começa nesta segunda-feira, 30

- Claudia Bittencourt



O Conselho Estadual de Saúde (CES) promove, de 30 de julho a 2 de agosto, a 2ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, em Manaus. O evento será realizado com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Na oportunidade, serão discutidas propostas a serem levadas à Conferência Nacional sobre o tema, marcada para novembro, em Brasília. O coordenador da Conferência Estadual, conselheiro Rui Guilherme Neves de Souza, explica que o evento terá a participação de delegados eleitos pelas 9 regionais de saúde do município de Manaus; convidados do Conselho Nacional de Saúde (CNS); da Coordenação Nacional de Saúde do Trabalhador, entre outros.

A mesa de abertura do evento contará com a presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro Souza e do coordenador nacional de Saúde do Trabalhador (Cerest Nacional), Jorge Machado.

Na programação, estão previstas palestras e debates sobre os seguintes eixos temáticos: “O Desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora”; “Fortalecimento da participação dos trabalhadores e trabalhadoras, da comunidade e do controle social, nas ações de saúde do trabalhador”; “Efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”; e o “Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador nos Municípios, Estados e União”.

Propostas - Rui Guilherme destaca que, ao final dos três dias de programação da II Conferência Estadual, serão escolhidas as propostas que deverão ser levadas pelo CES à conferência nacional marcada para novembro, bem como os 16 delegados que representarão o Estado na plenária (oito representantes dos usuários do sistema de saúde, quatros representantes dos trabalhadores e quatro dos gestores/prestadores de serviços).

O evento local terá início às 18h30, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, com a presença do presidente do CES e secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

Fonte: Governo do Estado do Amazonas, editado pela UNA-SUS