Geral

Comitê lança chamada para projetos de videocolaboração

- Claudia Bittencourt



O Comitê de Prospecção Tecnológica em Videocolaboração (CT-Vídeo) lançou, no dia 4 de maio, uma chamada de propostas para financiar projetos de P&D com duração de até seis meses. Em sua maioria, o edital visa financiar alunos de graduação ou pós-graduação a elaborarem estudos que explorem o uso de aplicações baseadas em vídeo e colaboração remota, de acordo com as áreas de interesse elegidas pelos membros do próprio comitê.

Os projetos estão agrupados em cinco linhas temáticas: produção colaborativa de vídeos apresentando os laboratórios que integram o CT-Vídeo; edição e finalização dos vídeos produzidos; diagnóstico e mapeamento de órgãos de padronização; mapeamento de padrões e lacunas de aplicações de vídeo em desenvolvimento no país; e estado da arte internacional da área da videocolaboração.

Anunciado durante o WRNP de 2014, o CT-Vídeo visa reunir pesquisadores em videocolaboração para criar um fórum para geração de recomendações de futuro, prospecção tecnológica e discussões sobre interoperabilidade. “O comitê é aberto a todos os interessados. Para fazer parte, basta se inscrever na lista de discussão do grupo (link is external) e participar das reuniões”, afirma o gerente de Comunidades e Aplicações Avançadas da RNP, Leandro Ciuffo.

Em 2014, o comitê produziu dois documentos: um relatório que descreve o mapeamento do estado da arte de pesquisas em videocolaboração no Brasil(link is external); e outro que apresenta uma visão de futuro da área(link is external), na perspectiva de pesquisadores brasileiros.

Com base nas atividades em desenvolvimento pelos grupos de pesquisa prospectados, foram identificados dois grandes temas como sendo os de maior relevância e de maior concentração de conhecimento: sincronismo e indexação de conteúdo, aplicados nas áreas de telessaúde e ensino a distância.

A data para a submissão de propostas encerra no dia 25/5 e os resultados serão divulgados no dia 1º/6. Para entrar em contato com o comitê técnico durante a formulação das propostas, o e-mail é pvideo2015@rnp.br (link sends e-mail).

Fonte: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP