Geral

Centro de Estudos debate a doença pelo vírus ebola

- Claudia Bittencourt



O Centro de Estudos Miguel Murat (Ceensp) da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) se reunirá nesta quarta-feira (1º/10) para debater o vírus ebola. Tendo como tema “Doença pelo vírus ebola (DVE): desafios para a saúde pública e para a bioética”, a atividade contará com as participações do vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), José Cerbino Neto, do representante da Diretoria de Controle e Monitoramento Sanitários da Anvisa, Eduardo Hage Carmo, e do pesquisador da Ensp Sergio Rego. O Ceensp será coordenado pelo também pesquisador José Fernando Verani. O evento é aberto a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia e está marcado para 14h, no Salão Internacional da Ensp, no campus de Manguinhos da Fiocruz. Os organizadores desta edição do Ceensp são os pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca José Fernando Verani, Claudia Garcia Serpa Osorio de Castro e Carlos Machado de Freitas.

O vírus ebola foi identificado pela primeira vez em 1976, no Zaire (atual República Democrática do Congo), e, desde então, tem produzido vários surtos no continente africano. Esse vírus foi transmitido para seres humanos que tiveram contato com sangue, órgãos ou fluidos corporais de animais infectados, como chimpanzés, gorilas, morcegos-gigantes, antílopes e porcos-espinhos. Existem cinco espécies de vírus Ebola (Zaire ebolavirusSudan ebolavirusBundibugyoebolavirusRestonebolavirus e Tai Forest ebolavirus), sendo o Zaire ebolavirus o que apresenta a maior letalidade, geralmente acima de 60% dos casos diagnosticados.

A África Ocidental está enfrentando um novo surto de ebola, o maior em quase quatro décadas de história da doença. As proporções têm chamado atenção das autoridades e órgãos de saúde em todo o mundo. A Agência Fiocruz de Notícias convidou a médica infectologista Otília Lupi, do Laboratório de Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), para esclarecer as principais dúvidas sobre o ebola. Entre outras informações, ela fala sobre sintomas, contágio e o risco de o Brasil desenvolver uma epidemia. 

Centro de Estudos

O Centro de Estudos Miguel Murat da Ensp (Ceensp) é um espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vão à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. O objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia. O Ceensp é um componente estratégico para a formação dos alunos, destinado à circulação de ideias e de diálogo com os diversos setores da saúde pública.

Fonte: Agência Fiocruz