Geral

Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente lança livro digital

- Claudia Bittencourt



Apresentar iniciativas de melhoria de qualidade que estejam, também, associadas a um ganho econômico em sistemas de saúde, que contemple suas diferentes fases, desde a concepção à avaliação, é o tema central do livro Melhoria de qualidade que agrega valor – o cuidado de saúde, lançamento do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis/Icict/Fiocruz).

Os coautores para a versão na língua portuguesa são Claudia Travassos, coordenadora do Proqualis e pesquisadora titular do Laboratório de Informações em Saúde (Lis/Icict/Fiocruz); e Paulo Sousa, coordenador do Mestrado de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP/UNL) e colaborador do Proqualis. O livro busca oferecer vários aspectos relacionados a iniciativas de melhoria de qualidade no cuidado de saúde, a partir da apresentação de evidências cientificas e de relatos de vivência prática.

A obra está estruturada em três partes compostas por três capítulos cada. A primeira parte aborda a identificação e caracterização de áreas e problemas com necessidade de melhoria. A segunda parte tem foco em aspectos de implementação das melhorias e nos fatores que a influenciam como o contexto, a liderança, os incentivos. Por fim, a terceira parte destaca a importância de se medir os resultados das mudanças e como medi-las. Apresenta também meios para garantir a sustentabilidade e a disseminação da melhoria de qualidade que agrega valor.

O livro está em EPUB, um formato de arquivo digital padrão específico para livros digitais e como todo o conteúdo do portal Proqualis, disponível em acesso aberto. Seu download para leitura é gratuito e pode ser reproduzido sem fins lucrativos. Esse tipo de arquivo se adapta a diferentes formatos de tela. Para ter acesso a sua leitura em computadores, sugere-se o programa para EPUB, que pode ser instalado gratuitamente, acessando aqui - http://www.adobe.com/br/solutions/ebook/digital-editions/download.html

Acesse o livro Melhoria de qualidade que agrega valor – o cuidado de saúde aqui - http://proqualis.net/node/11185#.VW3mJNJVikp

 

Fonte: ICICT/Fiocruz, por Isis Breves.