Geral

Capacitação visa reduzir mortalidade infantil em distritos indígenas

- Claudia Bittencourt



Médicos e enfermeiros do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Solimões participaram, na última semana, de uma capacitação em Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI). A estratégia é da Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi adotada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é melhorar a eficácia no primeiro nível de atendimento e, consequentemente, a redução da mortalidade infantil.

Essa foi a primeira de quatro capacitações que ocorrerão no primeiro semestre de 2015 para 80 profissionais, sendo 60 do DSEI e 20 dos municípios que são referências para os Polos Base do distrito: Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá e Tonantins.

Foto: Divulgação Sesai

Segundo o enfermeiro do DSEI Alto Rio Solimões, Danilo Donizete da Silva, em média, são atendidas 4200 crianças no DSEI, principalmente por problemas de infecção respiratória, pneumonia, diarreia e agravos nutricional. “As crianças são atendidas e acompanhadas pela equipe do Polo Base e, quando necessário, são encaminhadas ao município de referência”, explica o enfermeiro.

Neste primeiro encontro, realizado em Santo Antônio do Içá, os participantes aprenderam sobre a atenção integral a crianças de dois meses a cinco anos. As próximas capacitações estão programadas para: Benjamin Constant (23 a 28/03), São Paulo de Olivença (13 a 18/04) e Tabatinga (25 a 30/05). Após o termino de cada ação será feita uma visita para verificar a aplicabilidade da estratégia em área.

“As metas e objetivos foram alcançados e 95% dos participantes foram aprovados. Esperamos que os profissionais coloquem em prática o que foi repassado a eles, com o objetivo de oferecer uma atenção integrada e qualificada às crianças menores de cinco anos”, concluiu Danilo.

Facilitadores
Profissionais da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI) do DSEI Alto Rio Solimões foram capacitados pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) no mês de novembro de 2014, em Recife (PE), para serem facilitadores na estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. Após essa capacitação, os profissionais montaram um cronograma para realizar repassaro conhecimento a médicos e enfermeiros do DSEI, além de profissionais dos municípios de referência do distrito.

 

Fonte: Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai/MS)