Geral

Campanha incentiva doação de sangue para pacientes ortopédicos

- Claudia Bittencourt



Na semana de véspera do carnaval, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) promove campanha de sangue para incentivar a doação e beneficiar pacientes internados que necessitam de reserva sanguínea para cirurgias ortopédicas.

A campanha organizada pelo Hemointo – posto de coleta e transfusão de sague do Into - convida a todos os voluntários a fazerem a doação na sede do Instituto, de segunda a quinta-feira (de 9 a 12 de fevereiro).

“Nesse período que antecede o carnaval sempre ocorre uma diminuição no número de doações. Precisamos fidelizar esses doadores para que não falte sangue. Por isso, esperamos que a campanha nos ajude a aumentar a oferta para os nossos pacientes”, afirma a médica Fernanda Azevedo, responsável pelo Hemointo.

Em 2014, o Hemointo recebeu 2.148 doações, 14% a mais do que o ano anterior. O tipo sanguíneo com maior demanda por paciente no Instituto foi o “O” positivo. Já o “O” negativo continua sendo o de maior dificuldade em obter doações.

Em média, são 50 cirurgias ortopédicas por dia com a necessidade de, pelo menos, a reserva de uma bolsa de sangue por paciente para os procedimentos de grande porte, como as artroplastias primárias de joelho e de quadril.

Como fazer a doação

Os voluntários que puderem colaborar podem se dirigir ao posto de coleta e transfusão de sangue, que funcionará de segunda a quinta, das 8h às 15h, no andar térreo do hospital. Para fazer a doação, o voluntário deve apresentar um documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem de saúde.

Não é necessário estar em jejum. Recomenda-se apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.

Endereço: Avenida Brasil, 500, São Cristóvão.

Fonte: INTO