Geral

Bloco da Solidariedade chama foliões para doarem sangue e plaquetas

- Ascom SE/UNA-SUS



A próxima semana será de solidariedade e festa no INCA. O Bloco da Solidariedade "Tá na hora de doar" faz um apelo à população: antes de cair na folia, compareça ao Banco de Sangue do Instituto, doe sangue e plaquetas e ajude a salvar vidas. O endereço é Praça Cruz Vermelha, 23, no Centro do Rio. 

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 7h30 às 14h30. No sábado, dia 6, só serão aceitas doações de plaquetas. Na terça-feira, dia 2, a partir das 12h, o Bloco da Solidariedade terá seu grande dia, com a presença dos padrinhos da campanha: o dançarino Carlinhos de Jesus e a bailarina Ana Botafogo. A bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro e sua rainha Viviane Araújo também estarão presentes.

Durante os feriados prolongados, como o carnaval, o estoque de sangue do INCA fica reduzido em cerca de 50%. É fundamental que a população esteja consciente sobre a importância de doar sangue e plaquetas. Em decorrência do tratamento contra o câncer, muitos pacientes precisam receber transfusões de sangue e plaquetas regularmente. O Instituto realiza cerca de 1.500 transfusões de hemocomponentes por mês. 

A meta da campanha de 2016 é conseguir 450 doações para manter o estoque de sangue e plaquetas regular durante o período do Carnaval. Depois dos hospitais de emergência, o INCA é a unidade pública de maior movimento de pacientes da cidade. A chefe do Serviço de Hemoterapia do Instituto, Iara Motta, explica que são necessários 1,5 mil doadores por mês para manter todas as atividades e ressalta a importância da doação regular para o funcionamento dos serviços do Instituto. 

O tratamento do Câncer possui um diferencial: a necessidade de transfusões de um componente específico, as plaquetas, que têm vida útil de apenas cinco dias. "Por isso, a necessidade de mobilizar a população para recebermos de forma contínua doadores de sangue e também de plaquetas", ressalta a médica. 

O INCA e todas as unidades de Saúde precisam que a doação de sangue seja um ato regular para homens (até quatro doações por ano - intervalo mínimo de 60 dias) e mulheres (até três doações por ano - intervalo mínimo de 90 dias). 

Doar sangue é seguro. Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 16 e 69 anos e pesando mais de 50kg pode doar sangue. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto.
Os doadores devem apresentar documento com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Serviço
Banco de Sangue do INCA
Praça Cruz Vermelha 23, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro
Doação de sangue e plaquetas, de 1º/2 a 5/2. Para doar plaquetas é necessário agendamento pelo telefone (21) 3207-1064.
No sábado (6/2), ocorrerá somente a doação de plaquetas, das 8h às 12h. 
Outras informações pelos tels.: (21) 3207-1021 / 1580

Fonte: Blog da Saúde