Geral

Ativistas falam sobre a importância da placenta

- Claudia Bittencourt



Os ativistas do parto humanizado e amamentação tem visto com muita frequência nos últimos meses o bloqueio de fotos de parto na rede social Facebook. Por entenderem que a sociedade perde muito ao deixar de ver a imagens carregadas de beleza e informações, organizaram um "placentaço". Mulheres, pais, fotógrafos, doulas, parteiras estão convidados a postar fotos de placentas no dia 30, segunda-feira e fotos de parto no dia 31, terça feira. Todas as fotos acompanhas da hastag #PartoNãoéObsceno.

A iniciativa foi impulsionada após a fotógrafa Line Sena compartilhar um ensaio de um parto e ter suas fotos, perfil e página bloqueados pelo Facebook. "As pessoas que compartilharam as fotos simplesmente viram a imagem desaparecer, sem explicação nenhuma. Ela está com a conta monitorada e impedida de se comunicar", afirma a organização.

Uma de suas fotos foi denunciada por violência explícita. "Para o Facebook,  violência é uma imagem de placenta. Justo a placenta, fonte de vida de nossos bebês dentro do nosso corpo, órgão espetacular, temporário e fundamental a todos nós", argumentam as organizadoras.

Acompanhe as novidades da ação no evento no Facebook.

Saiba mais sobre a importância da placenta na reportagem da Revista Crescer. Leia abaixo:

Embora tenha outros papeis, a principal função da placenta é realizar a comunicação entre o corpo da mãe e o feto, facilitando a troca de nutrientes para proteger e sustentar a gravidez. Além de filtrar o sangue da gestante, eliminando tudo o que é nocivo, ela transporta oxigênio, glicose, cálcio, água, entre outras substâncias, para o bebê. Já no caminho contrário, é ela quem retira o gás carbônico e outros dejetos, que são eliminados pelo organismo da mãe. É a placenta, ainda, que estimula outros hormônios da gestação, como o estrogênio, a progesterona e o lactogênio, fundamental para a produção de leite.

Com cerca de 500 gramas, o órgão é formado por duas faces: uma fica em contato com o útero materno, enquanto a outra é ligada ao bebê, pelo cordão umbilical. A placenta também controla o hormônio gonadotrofina coriônica, que só existe durante a gestação e é indispensável para fixar o embrião ao útero.

Fonte: Catraca Livre e Revista Crescer