Geral

Aplicativo identifica barbeiro

- Ascom SE/UNA-SUS



Descoberta há mais de 100 anos pelo médico sanitarista, cientista e bacteriologista mineiro Carlos Chagas, a tripanossomíase americana -- mais conhecida como doença de Chagas -- ainda intriga médicos e cientistas, principalmente os dos 21 países da América da Latina em que ela é considerada endêmica. Só no Brasil, onde representa um custo anual de mais de US$ 129 milhões, são cerca de 6 mil mortes por ano (16 por dia). A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estima que existam de 2 milhões a 3 milhões de pessoas com a forma crônica no país. A fim de auxiliar na identificação do barbeiro transmissor, pesquisadores da Fiocruz em Minas Gerais desenvolveram um aplicativo para celular e tablets. No momento, a ferramenta é usada apenas nos cursos da instituição, mas eles buscam parceiros para aperfeiçoá-la e torná-la disponível ao público em geral.

Desenvolvido nos últimos dois anos, o Triatokey funciona sem internet e de forma simples: o usuário responde a um questionário sobre características visíveis do inseto a ser identificado. A cada pergunta, as possibilidades se estreitam -- ao todo, 38 espécies (24 pertencentes ao gênero Triatoma; sete, ao Panstrongylus; e sete, ao gênero Rhodnius) foram catalogadas. Para facilitar a pesquisa, cada questão aponta fotos que podem ser ampliadas. No fim do processo, é possível saber a qual gênero o triatomídeo, como são chamados os barbeiros, pertence.

A doutora e pesquisadora Rita de Cássia Moreira de Souza, do Laboratório de Triatomídeos do Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz-Minas), criadora do projeto, ressalta que, para a elaboração da lista, foram consideradas a ocorrência da doença no Brasil e a importância epidemiológica. O dispositivo, segundo ela, se torna útil principalmente em municípios distantes, uma vez que há alta rotatividade de agentes em campo e longa espera para a capacitação deles.

"Na próxima versão, estamos trabalhando para conseguir ampliar esse número e melhorar a qualidade das imagens disponibilizadas. Uma vez disponível na rede, esperamos que o aplicativo também possa ser usado pelo público em geral, com a finalidade de ajudar a população a reconhecer os vetores da doença de Chagas e como ferramenta para fins educativos."

Inicialmente, o Triatokey tem sido usado em treinamentos e ensino, nos cursos do serviço de referência e nas aulas da pós-graduação da Fiocruz. Mas já está disponível na internet por meio do site triatokey.cpqrr.fiocruz.br. A versão para celulares e tablets estará disponível em breve para download gratuito na loja virtual Play Store. Segundo Rita, é necessário financiamento externo para que a ferramenta seja aperfeiçoada. "Até o momento, todo o desenvolvimento do aplicativo foi realizado pelo esforço pessoal de cada colaborador que atuou no projeto."

Falhas de assistência

Os números mostram que o tratamento não chega a 1% dos infectados. O benzonidazol, substância mais usada, requer 60 dias de acompanhamento e é considerado pouco eficaz na fase crônica, causando fortes efeitos colaterais. Portanto, encontrar novos métodos de combate -- seguros e fáceis de usar, como o aplicativo em desenvolvimento em Minas Gerais --, permanece um desafio. "Os problemas são comuns aos países da América Latina e o maior deles é a falta de acesso ao medicamento. Mas alguns exemplos podem germinar. Na Argentina, o número de tratados aumentou, assim como em outros países do continente", afirma Carolina Batista, gerente de Medicina da Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês), criada há mais de 10 anos para pesquisa e desenvolvimento de remédios.

A especialista sustenta que o Brasil e o Sistema Único de Saúde (SUS) foram bem-sucedidos no controle do mal, mas diz que existem muitas espécies silvestres do barbeiro, inseto vetor da doença, no meio ambiente. "Ainda ocorrem muitos surtos de Chagas por causa de pessoas que tomam açaí contaminado, não pasteurizado", detalha. O produto, em geral, é contaminado quando um barbeiro ou as fezes dele se misturam à polpa durante o processamento. "Os governos precisam continuar investindo nas condições de moradia e saneamento das populações, assim como no controle do vetor nos países em que isso ainda não foi feito", alerta. ¨

A doença

Definição

O mal de Chagas é uma doença parasitária provocada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida pelos insetos da subfamília Triatominae (popularmente conhecida como barbeiros). O nome da enfermidade é uma homenagem ao cientista e médico mineiro Carlos Chagas, descobridor do agente causador e da sua forma de transmissão, em 1909

Tratamento

Medicamentoso, a partir do uso de comprimidos à base da substância benzonidazol. Deve ser feito nos casos de Chagas aguda em criança e em casos de contaminação por transfusão de sangue

O contágio

O período de incubação é de quatro a 12 dias, dando início à fase aguda da doença

1. O barbeiro infectado com o parasita pica uma pessoa

2. Depois de sugar o sangue, o inseto deposita fezes na pele da pessoa. É no intestino do barbeiro que os parasitas se reproduzem

3. A pessoa se infecta com o Trypanossoma cruzi quando se coça

4. Os parasitas invadem primeiro as células da pele e depois a circulação sanguínea

5. Na fase assintomática da doença, o Trypanossoma cruzi se concentranas fibras musculares

6. O ciclo recomeça quando a pessoa é picada de novo

 

Fonte: Correio Braziliense