Geral

Agenor Álvares assume Secretaria Executiva do Ministério da Saúde

- Ascom SE/UNA-SUS



O ex-ministro da Saúde e ex-diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), José Agenor Álvares da Silva, é o novo secretário-executivo do Ministério da Saúde. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (14). Sanitarista e bioquímico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Agenor nasceu em Abaeté (MG), em 1947.

Foto: Sérgio Velho Jr.

É a segunda vez que ele assume a Secretaria Executiva. Entre 2005 e 2006 já havia comandado a pasta na Saúde. Agenor Álvares também exerceu o cargo de ministro da Saúde entre março de 2006 e março de 2007.

Em 2007, foi nomeado diretor da Anvisa, com mandato de três anos, e reconduzido ao cargo em 2010, exercendo a função até agosto de 2013. Por sua atuação na agência na regulação de produtos derivados de tabaco, a OMS lhe conferiu o prêmio de “World No Tobacco Day” em 2012. Neste ano, Agenor recebeu o título de Notório Saber em Políticas Públicas em Saúde, da Escola Fiocruz de Governo.

O novo secretário-executivo é servidor de carreira do Ministério da Saúde desde 1978 e possui especializações em Saúde Pública, pela Escola de Saúde de Minas Gerais, em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas, e, ainda, em Planejamento Social, pelo CEPAL/CENDEC.

Entre 1978 e 1985, Agenor coordenou o Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento (PIASS) pelo Ministério da Saúde. Além disso, foi secretário de Planejamento e secretário-adjunto do Ministério da Saúde, consultor nacional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e presidente da Fundação Ezequiel Dias (MG). Na década de 1990, coordenou o Projeto Nordeste do Ministério da Saúde. E entre 1999 e 2005 também foi gerente de Descentralização da Anvisa.

Fonte: Ministério da Saúde, por Amanda Costa