Geral

Agências internacionais participam de conferência no Brasil

- Rebeca Borges



Evento reúne autoridades reguladoras de medicamentos visando debater tendências e compartilhar soluções

Agências internacionais de medicamentos participam do 16º International Conference of Drug Regulatory Authorities (ICDRA), que acontece de 26 a 29 de agosto, no Rio de Janeiro. O evento é promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e organizado pela Agência de Vigilância Sanitária do Brasil (Anvisa). A abertura oficial do evento será na próxima terça-feira (26), às 10h30. 

Com a troca de informações, as autoridades sanitárias internacionais contribuem para a convergência regulatória na área de medicamentos, o que resulta na melhoria da qualidade, segurança e eficácia desses produtos em todo o mundo. 

Boas práticas de fabricação na indústria farmacêutica, redução de riscos em produtos derivados do sangue, regulação de dispositivos e equipamentos médicos, monitoramento da produção de vacinas e medicamentos biossimilares são alguns dos temas que estarão em debate durante o ICDRA. 

Durante o domingo (24) e segunda-feira (25) anteriores, será realizado o Pré-ICDRA, à margem da reunião principal. Este evento oferece oportunidade à indústria, academia, organizações não-governamentais e outras instituições internacionais de participar das discussões, beneficiando-se, igualmente, da aproximação propiciada pelo ICDRA. Assegurando a qualidade e a segurança dos biossimilares para pacientes ao redor do mundo” é o tema central da pré-conferência. Os diretores da Anvisa, participam do Pré-ICDRA e também do ICDRA. 

Esta é a primeira vez que o Brasil é sede do ICDRA. O Diretor-presidente da Anvisa,  Dirceu Barbano, ressalta que “a regulação feita pela Agência, em seus 15 anos, completados em 2014, fez com que o Brasil se tornasse um lugar mais confiável em relação aos medicamentos e produtos que estão sob o controle sanitário. O Brasil, por intermédio da Anvisa, participa em nível de igualdade de agendas com agências congêneres que têm uma história de vida muito mais longa. Sabemos que estamos fazendo um trabalho sério e minimizando riscos à saúde da população tanto no Brasil como nos países que adquirem nossos produtos”, concluiu. 

A Diretora da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Carissa Etienne; o Chefe de Regulação de Medicamentos e Produtos para a Saúde da OMS, Lembit Rago; e o Diretor de Medicamentos Essenciais e Políticas Farmacêuticas da OMS, Kees de Joncheere, participarão da solenidade de abertura do ICDRA. Na ocasião, a Diretora da OPAS representará a Diretora Geral da OMS, Margaret Chan.

No sábado (30), haverá uma reunião com os representantes das agências reguladoras dos países de língua portuguesa, que integram o Fórum das Agências Reguladoras de Medicamento do Espaço Lusófono (Farmed). A Anvisa preside o Conselho Consultivo deste Fórum, sendo o Conselho Consultivo pela agência agência portuguesa.

Sobre o evento

O ICDRA é um fórum tradicional de discussão que reúne autoridades reguladoras de medicamentos dos países membros da OMS desde 1980, com o objetivo de estreitar vínculos, debater tendências e compartilhar soluções de interesse comum, fortalecendo a colaboração mútua.

Serviço

Quando: de 26 a 29 de agosto

Hora: Abertura às 10h30 do dia 26 de agosto

Onde: Hotel Sofitel, Cobacabana, Rio de Janeiro, Brasil

Fonte: Portal Brasil