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Acervo de Recursos Educacionais da UNA-SUS recebe mais de 125 mil visitas em um ano

- Claudia Bittencourt



Em um ano, o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) da UNA-SUS recebeu mais de 125 mil visitas. Os dados revelam que, no período de julho de 2013 a julho de 2014, o repositório teve 126.523 acessos. Desse total, 19.582 visitantes acessaram ao acervo mais de uma vez.

O ARES possui atualmente 1.159 itens, que são os recursos educacionais produzidos pelas instituições de ensino que compõe a Rede UNA-SUS. Por ser um acervo aberto, qualquer pessoa pode consultar e obter os arquivos do repositório digital, que conta com arquivos em diversos formatos sobre temas relacionados à saúde. Os assuntos com maior quantidade de itens cadastrados são: Atenção Primária / Saúde da Família, com 866 recursos; Educação em Saúde, com 218 e Promoção da Saúde, com 207.

Considerando o mesmo período, foram realizados 41.166 downloads. Os três arquivos mais baixados nos últimos 90 dias foram: Políticas públicas de saúde: Sistema Único de Saúde, produzido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com 221 downloads; seguido por Modelo assistencial e atenção básica à saúde, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 173 e Processo de trabalho em saúde, também da UFMG, com 172.

A maioria dos recursos do acervo são multimídias – compostos por arquivos em diferentes formatos, totalizando 497 itens; seguido de textos, com 334; material interativo - que necessita da interação do usuário para ser consumido, como simulações e jogos, por exemplo -, com 117; seguido dos 84 vídeos incluídos.

A pesquisadora e integrante da Ciência da Informação da UNA-SUS, Fernanda Monteiro, destaca que o ARES é uma ferramenta de busca importante para todos os profissionais de saúde, mesmo que não estejam ligados ao Sistema UNA-SUS.  “Por ser um acervo aberto, qualquer usuário pode ter acesso ao ARES, o que dissemina o conhecimento e os conteúdos educacionais produzidos sobre diversos temas", disse.

Monteiro observa ainda que o número de acessos cresceu mais que o número de recursos incluídos no acervo. “Isso se deve à maior visibilidade do ARES. Esses dados são muito significativos, pois mostram que mais pessoas estão tendo acesso a esses recursos”, afirma.

As integrantes da equipe de ciências da informação do ARES, Aline Jacob e Soraya Lacerda, explicam que o acervo foi idealizado para promover a integração dos recursos criados pela Rede, já que os conteúdos cadastrados no acervo podem ser compartilhados e reutilizados por diferentes instituições membros. Entre as vantagens, estão a redução de recursos e do tempo de produção, além do aumento da visibilidade do trabalho realizado pelas universidades. “As características do acervo beneficiam tanto as instituições da Rede, quanto aos trabalhadores do SUS e estudantes, já que todos podem ter acesso aos conteúdos”, afirma Jacob.

Nesse sentido, Lacerda destaca que o ARES é uma vitrine dos recursos produzidos pela Rede UNA-SUS, e que as universidades participantes devem se empenhar no processo de alimentação do acervo, importante ferramenta para ampliação do acesso ao conhecimento.

Para acessar os recursos do ARES basta acessar o link: https://ares.unasus.gov.br/acervo.

Fonte: Ascom SE/UNA-SUS