Geral

ABNT abre consulta pública para documento eletrônico em saúde

- Claudia Bittencourt



Visando padronizar o formato eletrônico da alta de internação, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) abriu Consulta Nacional da proposta de norma “ABNT: Sumário de Alta de Internação”. Podem contribuir, até o dia 30 de maio, profissionais da saúde, conselhos de classe, comissões representativas e interessados em sistemas eletrônicos de informação.

A proposta é a primeira norma brasileira para um documento eletrônico em saúde e tem grande importância na continuidade do cuidado após a internação hospitalar. Em consulta eletrônica, a ABNT apresenta o projeto pré-definido, que os interessados podem aprovar ou não, fazendo sugestões para o aprimoramento do plano ou objeções a serem avaliadas.

“A Faculdade de Medicina, a Escola de Ciência da Informação e Hospital das Clínicas da UFMG participaram da elaboração deste plano através de projetos de pós-graduação e atuação representativa no grupo da ABNT”, explica a professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG e representante da Unidade no documento, Zilma Reis.

Entre os usos previstos para o instrumento estão melhorar a qualidade da atenção em saúde, com informações qualificadas, e contribuir para reduzir o número de reinternações evitáveis.

Acesse o documento e contribua.

Fonte: UFMG