Acesso à informação
Suporte

Você está aqui

Atenção Integral à Saúde da Criança

A Capacitação em Atenção Integral à Saúde da Criança é oferecido pela Universidade Federal do Maranhão, integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA). Dividida em dois cursos, o objetivo da iniciativa é capacitar médicos atuantes da Atenção Básica para agir em diversas situações clínicas que envolvem a cuidados à saúde de crianças e aprimorar o cuidado à essa população, com a finalidade de diminuir a morbimortalidade no primeiro ano de vida.

Atenção Integral à Saúde da Criança I

Dividido em três unidades, o primeiro curso trata das políticas, pactos e programas de proteção à criança e planejamento de ações na ESF. Entre as iniciativas abordadas, destacam-se o Programa Saúde na Escola, Brasil Carinhoso, Programa Saúde Não Tem Preço, Rede de Cuidado e Proteção Social e o Telessaúde como apoio em pediatria.

Também são abordadas as técnicas adequadas de aleitamento materno, necessidade de alimentação complementar, estratégias de imunização e cuidados da saúde do bebê. Uma das unidades apresenta o método canguru e trata, por exemplo, da deficiência de vitaminas, agravos do estado nutricional, consequências da anemia por deficiência de ferro. O aluno também terá acesso ao calendário de vacinação atualizado.

UNIDADE 1: PACTOS, POLÍTICAS E PROGRAMAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA

UNIDADE 2: TRABALHO EM EQUIPE E PLANEJAMENTO DE AÇÕES

UNIDADE 3: ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E IMUNIZAÇÃO

Matrículasencerradas! Alunos podem acessar o curso até 17 de julho, pelo link.
Público-alvo: médicos
Carga horária:  45 horas

Atenção Integral à Saúde da Criança II

O segundo curso tem como foco a atenção no primeiro ano de vida, bem como os principais agravos prevalentes na infância e suas respectivas medidas de prevenção e tratamento.

Para tanto, são abordados temas como crescimento, violência contra a criança, distúrbios gastrointestinais, afecções dermatológicas, resfriado, febre, rinossinusite aguda, entre outras situações clínicas.

UNIDADE 1: ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA NO PRIMEIRO ANO DE VIDA

UNIDADE 2: PRINCIPAIS AGRAVOS NA SAÚDE DA CRIANÇA I

UNIDADE 3: PRINCIPAIS AGRAVOS NA SAÚDE DA CRIANÇA II

Matrículas:  encerradas! Alunos podem acessar o curso até 17 de julho, pelo link.
Público-alvo: médicos
Carga horária:  45 horas