Acesso à informação
Suporte

Você está aqui

O Curso Ações para Controle da Tuberculose na Atenção Básica é uma iniciativa da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) para atualização dos profissionais da Atenção Básica no manejo dos casos de tuberculose, nas atividades de detecção, no controle e na busca de contatos em suas áreas de abrangência.

A tuberculose ainda é um sério problema de saúde no Brasil. Estratégias para melhorar o acesso e promover a adesão ao tratamento da doença vêm sendo implantadas, principalmente, pelo fortalecimento da descentralização das ações de controle da doença para a Atenção Básica. O curso em questão é uma dessas estratégias e visa qualificar o olhar das equipes quanto à linha de cuidado da tuberculose, contribuindo para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Composto por três unidades, com avaliações formativas em cada uma delas, o curso contextualiza, em sua primeira unidade, a situação epidemiológica da tuberculose, considerando aspectos relativos à etiopatogenia da doença e ações para o controle da infecção. A segunda unidade aborda o diagnóstico da doença, desde os aspectos clínicos até ações programáticas recomendadas para a Atenção Básica. Por fim, a terceira unidade atualiza os profissionais quanto aos protocolos nacionais para o tratamento da doença.

 Matrícula: Para se inscrever, clique aqui.

 Público-alvo: A oferta é voltada preferencialmente a profissionais de saúde, de nível superior, que atuam na Atenção Básica, mas também é aberta aos demais interessados no tema. 

 Acesso como Visitante: Neste curso o ‘Acesso como Visitante’ disponibiliza todo o conteúdo sem restrição de usuário, porém para que possa receber seu certificado, é preciso ter Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), ativo ou inativo, nas seguintes ocupações: Assistente Social; Biólogos; Biomédicos; Profissionais de Educação Física; Enfermeiros; Farmacêuticos; Fisioterapeutas; Fonoaudiólogos; Médicos Clínicos; Médicos em Especialidades Cirúrgicas; Médicos em Medicina Diagnóstica E Terapêutica; Médico Veterinário; Nutricionistas; Cirurgiões-Dentistas; Psicólogos e Psicanalistas; Terapeutas Ocupacionais.

 Carga horária: 30 horas

O certificado será emitido no formato de declaração de participação em curso de qualificação profissional, oferecido pelo Ministério da Saúde.

 

*O conteúdo do Curso é de responsabilidade da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).